top of page
  • Foto do escritorRaquel Neia

Encontro com EDU #03

Hoje nossa entrevistada é Gesiane Rima do Vales, 18 anos e que faz duas faculdades ao mesmo tempo (guerreira!!), Serviço Social na UFF de Rio das Ostras e Licenciatura em Filosofia na UNINTER, na qual ela conseguiu bolsa de 100%.






EDU: A pergunta que não quer calar é o porquê você escolheu esses dois cursos? Sempre foi seu sonho?


Gesiane: Eu sempre gostei muito da área de humanas, mas eu buscava algo no qual eu pudesse fazer a diferença na sociedade, sabe? Foi nesse momento que eu conheci o Serviço Social e a filosofia "veio de brinde" (risos). Mas confesso que eu escolhi por ser a ciência base das humanas.


EDU: Você fez o pré-vestibular em 2020, conta pra gente como foi essa experiência de fazer cursinho online, lidar com pandemia... quais foram suas maiores dificuldades?


Gesiane: Foi muito difícil manter a organização e o foco sem surtar com a ansiedade (risos). Mas com relação as matérias eu tinha muita dificuldade em matemática básica, pois eu estudava a teoria e não conseguia aplicar nos exercícios, foi um problemão! (risos)


EDU: E a sua rotina durante esse ano de pré, como funcionava? Quais "rituais" você criou para alcançar a aprovação? E como você lidou com a ansiedade?


Gesiane: Eu fiz o pré junto ao terceiro ano do ensino médio, então eu tinha que dividir os horários. No caso, eu fiz formação de professores e isso demandava bastante dedicação. Assim, eu acordava cedo para fazer as tarefas da escola e depois assistia as aulas do pré, começando sempre pelas matérias que eu tinha mais dificuldade. Mas já com a ansiedade, eu tentava sempre centrar meu pensamento no meu sonho de ingressar no ensino superior de qualidade (em especial em uma universidade pública).


EDU: Então o pré complementou bastante os seus estudos e contribuiu nas coisas que você tinha dificuldade?


Gesiane: Sim! Me ajudou muito, a Rede Educativa UFF foi indispensável! Principalmente pelas aulas de redação, consegui tirar 940 pontos!!


EDU: Uau!! Que notão!! Ficamos felizes em ter contribuído na realização do seu sonho. E me fala uma coisa, você está gostando dos dois cursos? É de fato aquilo que você esperava?


Gesiane: Estou adorando! As duas faculdades estão se complementando, confesso que ainda estou me adaptando a carga de leitura que ambas exigem, mas já me sinto muito realizada.


EDU: Para finalizarmos, queria te pedir para dar um conselho aos vestibulandos que estão passando por esse momento do pré.


Gesiane: Eu diria para eles manterem a constância nos estudos, focarem na redação e acreditarem nos seus sonhos! Sou a prova que mesmo vindo de escola pública é possível tirar boas notas e conseguir a tão sonhada aprovação.


E aí, vestibulande, será que essa história te motiva ou vocês querem mais? Semana que vem voltamos com um novo entrevistado. Mas enquanto isso saibam que foi um prazer conhecer a Gesiane, história muito linda!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page